APOCALIPSE 2-3 - 7 Igrejas

(Este é um “breve” estudo, pois Apocalipse é complexo. Para informações mais detalhadas do Livro do Apocalipse, deixe sua pergunta neste blog, ou escreva para me-explique-a-biblia@hotmail.com)

Cenário do texto: Jesus elogia as Igrejas (menos Laodicéia) e começa sempre afirmando: Eu sei o que vocês estão fazendo! Após o elogio, as igrejas são exortadas (menos Esmirna e Filadélfia) e recebem a opção de deixarem de lado o erro.

Alguns estudiosos acreditam que as sete Igrejas representam sete períodos da história da Igreja, e cada descrição de Jesus confirma sua autoridade e condição sobre a situação: ÉFESO o tempo dos apóstolos que viviam no primeiro amor, ESMIRNA o tempo da perseguição (muitos cristãos morreram no Coliseu), PÉRGAMO o tempo do favor do Imperador (Constantino), TIATIRA o tempo da inquisição católica, SARDES o período da reforma protestante, FILADÉLFIA início da Igreja missionária (movimento puritano), LAODICÉIA seria a igreja atual (tempo de apostasia onde Jesus está do lado de fora esperando para entrar).

Cada descrição de Jesus confirma sua autoridade e condição: Ele é quem segura as 7 estrelas na mão direita e anda no meio dos 7 candelabros de ouro, é o Primeiro e o Último, é quem morreu e tornou a viver, tem a espada afiada dos dois lados, é o Filho de Deus, tem olhos que brilham como o fogo e pés brilhantes como o bronze polido, 7 espíritos de Deus e as 7 estrelas, é santo e verdadeiro, tem a chave de Davi (quando ele abre ninguém fecha, quando ele fecha ninguém abre), é o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.
[7 espíritos (Isaías 11.2; Apocalipse 1.4,16,20)]; [Jesus é o Amém porque Nele se cumprem as promessas de Deus (2Coríntios 1.20)]; [7 estrelas (anjos); 7 candelabros (Igrejas)].

IGREJA DE ÉFESO: Sei que trabalharam muito e aguentaram o sofrimento com paciência; não suportam pessoas más e puseram à prova os mentem que são apóstolos; aguentaram a situação com paciência e sofreram por minha causa sem desanimarem. “MAS” vocês não me amam como no princípio, lembrem o quanto caíram e arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar.
CONSOLO: Vocês odeiam as obras da seita nicolaíta como eu também odeio. Aos que conseguirem a vitória, darei o direito de comerem do fruto da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus.
EXPLICAÇÕES: [Quem permanece fiel no meio da perseguição meso que tenha que morrer por causa da sua fé, é vencedor, porque Cristo o faz participante da sua vitória.]; [Árvore da Vida (Gênesis 2.9, 3.22-24; Apocalipse 22.2,14)]; [Paraíso (Apocalipse 21.9 a 22.5)]

IGREJA DE ESMIRNA: Sei que estão sofrendo, sei que pensam que são pobres; sei como os falsos judeus falam mal de vocês, eles são sinagoga de Satanás.
CONSOLO: Não tenham medo, o Diabo vai pôr alguns de vocês na prisão para que sejam aprovados e sofram por 10 dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer, e como prêmio da vitória, eu lhes darei a coroa da vida. Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte.
EXPLICAÇÕES: [A igreja de Esmirna não recebe nenhuma exortação]; [O povo de Esmirna pensa ser pobre, mas na realidade é rico em fé (Tiago 2.5)]; [10 dias simbolizam um período curto de tempo]; [Coroa da vida: 1Coríntios 9.25; Tiago 1.12]; [Segunda morte: Separação definitiva de Deus (Apocalipse 20.6,14; 21.8; Mateus 10.28)].

IGREJA DE PÉRGAMO: Sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás, sei que são fiéis e não abandonaram a fé que têm em mim, até mesmo quando mataram minha testemunha fiel aí onde Satanás mora. “MAS” há entre vocês alguns que seguem o ensinamento de Balaão,
que ensinou a comer coisas sacrificadas aos ídolos e outros que seguem os ensinamentos
dos nicolaítas. Arrependam-se! Se não irei até aí com a espada que sai da minha
boca e lutarei contra essa gente.
CONSOLO: Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido. E a cada um deles
darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece,
a não ser quem o recebe.
EXPLICAÇÃO: [Trono de Satanás, onde ele mora: A cidade de Pérgamo era famosa por ser o centro de adoração a deuses pagãos e ao imperador romano]; [Balaão (Números 22 a 34) é culpado pela idolatria de Israel (Números 25.1-3; 31.16)]; [Nicolaítas: Uma seita]; [Coisas sacrificadas a ídolos (1Coríntios 8.7-13; 10.20-21)]; [Maná (Êxodo 16.14-35) à vezes é descrito como alimento do céu (Salmos 78.25; João 6.48-50)]; [Pedra branca simboliza simboliza quem pertence a Deus]; [Um novo nome (Isaías 62.2; 65.15)].

IGREJA DE TIATIRA: Sei o que vocês têm amor, são fiéis, trabalham e agüentam o sofrimento com paciência, e estão fazendo mais agora do que no princípio. “MAS” vocês toleram a mulher que se diz profetisa: Jezabel. Ela leva meus servos para o mau caminho ensinando a cometer imoralidade sexual e comer alimentos que foram oferecidos aos ídolos. Eu esperei que abandonasse seus pecados, mas ela não deixar sua protituição. Eu a jogarei numa cama onde ela e os que junto cometem adultério sofrerão horrivelmente. Farei isso agora, a não ser que eles se arrependam... Matarei os seguidores dela... todas igrejas saberão que eu conheço os pensamentos e os desejos de todos. Pagarei cada um de vocês de acordo com o que tiver feito.
CONSOLO: Porém aí em Tiatira o resto de vocês não seguiu esse mau ensinamento e não aprenderam “as coisas profundas de Satanás”. Afirmo que não porei mais nenhuma carga sobre vocês. Mas, até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm. Aos que conseguirem a vitória e fizerem até o fim a minha vontade eu darei a mesma autoridade sobre as nações que recebi do meu Pai... Eu lhes darei a estrela da manhã.
EXPLICAÇÃO: [Prostituição neste caso significa infidelidade a Deus (Êxodo 34.15-16; Isaías 1.21; Ezequiel 16; 23; Oséias 1.2; Apocalipse 17)]; [Jezabel aqui é usado como símbolo de idolatria, pois Jezabel foi uma mulher que mesclou a religião de Israel como culto a Baal (1Reis 16.31-33; 2Rs 9.22), adulterar junto com ela significa seguir seus ensinamentos]; [Matarei, executarei o juízo justo (Salmos 7.9; 62.11-12; Provérbios 24.12; Jeremias 17.10; Ezequiel 18.30; 33.20; Mateus 16.27)]; [Coisas profundas de Satanás: Conhecimentos ocultos desta doutrina (1Coríntios 2.10; 1João 4.1)]; [Autoridade sobre as nações (Salmos 2.8-9)]; [Estrela da Manhã é o próprio Jesus (Apocalipse 22.16)].

IGREJA DE SARDES: Sei o que fizeram e estão fazendo, e não está de acordo com aquilo que meu Deus exige. Vocês dizem que estão vivos, mas estão mortos. Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente. Lembrem do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam. Se não acordarem, eu os atacarei de surpresa, como um ladrão, e vocês não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda. Mas alguns de vocês de Sardes têm conservado limpas as suas roupas, e andarão comigo vestidos de roupas brancas, pois merecem esta honra. Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim.
EXPLICAÇÃO: [Estão vivos mas a fé está morrendo. É preciso acordar da inércia e salvar a fé]; [Andar vestido de branco, significa santidade e participação na vitória de Cristo (Apocalipse 3.18; 4.4; 6.11; 7.9,13-14;19-14)]; [Livro da Vida (Filipenses4.3; Apocalipse 13.8; 17.8; 20.12; 21.27), Livro de Deus (Êxodo 32.32-33; Dn 12.1), Livro dos Vivos (Salmos 69.28), Nome escrito no céu (Lc 10.20), Livro do Cordeiro (Apocalipse 13.8; 21.27)]; [Declarar ao meu Pai (Mateus 10.32-33; Lucas 12.8-9)].

IGREJA DA FILADÉLFIA: Sei o que têm pouca força e têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar. Quanto àquela gente que pertence a Satanás, aqueles falsos judeus, farei com que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. Todos eles saberão que eu amo vocês, e vocês têm obedecido à minha ordem para agüentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra. Eu venho logo. Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória. A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome.
EXPLICAÇÃO: [Chave de Davi: Símbolo da autoridade do Messias (Isaías 22.22; Jó 12.14)]; [Se prostarão aos ses pés (Isaías 43.4; 45.23; 60.14)]; [Nome escrito (Isaías 56.5; Ap 14.1; 22.4)]; [Nova Jerusalém (Isaías 62.2; Apocalipse 21.2-22.5)];

IGREJA DA LAODICÉIA: Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Porque são apenas mornos vou logo vomitá-los da minha boca. Vocês dizem: ‘Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos.’ Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos. Aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós cearemos juntos. Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai.
EXPLICAÇÃO: [Não há elogio para esta Igreja]; [Castigo/corrijo quem amo (Provérbios 3.12; Hebreus 12.6)]; [Cearemos juntos (Lucas 22.29-30; João 14.23), é uma possível alusão a Ceia do Senhor (Mateus 8.11; 26.29; Apocalipse 19.9)]; [Trono (Mateus 19.28; Lucas 22.30; Apocalipse 20.4)]

Por Márcia Heuko

Postagens mais visitadas