DEUS ME LIVRA DE SERPENTES, ESCORPIÕES E VENENOS?

Esta pergunta está baseada nos seguintes textos bíblicos:

“Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo.” (Lucas 10.19)

“Se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.” (Marcos 16.18)

Pisar em cobras e escorpiões é uma referência ao domínio glorioso de Jesus como governante. (Isaías 11.8). Os versículos acima se referem a alguns sinais pelos quais o Evangelho seria confirmado, e estão falando de uma situação condicional, “se beberem”, ou seja, uma situação não manipulada por espontânea vontade com o propósito de publicar sua fé ou testar a Deus,
como fazem os evangélicos (?) “manipuladores de serpentes”.
Um bom exemplo é o episódio onde Paulo é mordido por uma serpente
e esta não lhe faz nenhum mal, a situação não foi provocada por Paulo, e o Senhor viu a necessidade de sua intervenção divina e agiu em favor de Paulo. (Atos 28.3-6).

Nos textos bíblicos é comum os autores usarem termos como serpentes e escorpiões para os inimigos do povo cristão e algumas vezes em referência inclusive ao diabo e aos demônios. Portanto não podemos criar uma doutrina com base em apenas em um ou dois versículos isolados do seu contexto. É necessário examinar tudo à luz de todo Evangelho.

Brincar com serpentes, pisar em escorpiões, beber veneno, água saniária, e outros líquidos mortíferos esperando que Deus o livre das consequências é o mesmo que provar a Deus, e isto nem mesmo o próprio Filho fez. Quando Jesus foi provocado pelo Diabo citou a autoridade das Escrituras que dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” (Mateus 4.7).

Nós não devemos desafiar o Autor da Vida:
“Não devemos pôr à prova a paciência de Cristo, como alguns deles fizeram,
e por isso foram mortos pelas cobras.” (1Coríntios 10.9, em referência a Números 21.5,6).

O poder que recebemos para agir vem do Espírito Santo de Deus que nos foi concedido por Jesus, e deve ser usado para fins de edificação da comunidade. Creio que o interesse maior de Deus é que os cristãos atentem a outro trecho de Marcos 16.18: “(...) Quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.” (Marcos 6.13; Atos 3.1-10; 5.16; 9.33,34; Tiago 5.14,15).
Sendo assim, é melhor trocar o tempo perdido com as cobras e escorpiões por
“um tempo precioso visitando os enfermos.”

A não ser que alguém esteja afim de criar uma nova doutrina... Que tal Salmos 91.13: “Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e serpentes venenosas.”
Também dá para trocar o batismo por uma noite na cova dos leões,
Daniel se deu bem!!!

Que vocês tenham mais e mais a misericórdia, a paz e o amor de Deus! (Judas 1.2)

Comentários

Postagens mais visitadas