AINDA HOJE ESTARÁS NO PARAÍSO?


AINDA HOJE ESTARÁS NO PARAÍSO?
 
A narrativa da crucificação de Jesus Cristo nos revela fatos muito importantes dos últimos momentos do ministério de Jesus como homem. Uma destas passagens encontra-se em Lucas 43: 
Na cruz, acima da sua cabeça, estavam escritas as seguintes palavras: Este é o Rei dos Judeus. Um dos criminosos que estavam crucificados ali insultava Jesus, dizendo: – Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também! Porém o outro o repreendeu, dizendo: – Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu. A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau. Então disse: – Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei! Jesus respondeu: – Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso. (Lucas 23.38-43)
 
O último verso deste texto vem gerando muitas especulações de interpretação. Jesus está afirmando que o criminoso seria enviado para o céu logo em seguida de sua morte?
Há diversas tentativas de interpretação do texto, e uma delas afirma que o problema está em um erro de tradução, que coloca a vírgula em lugar diferente do texto original. De fato, isto mudaria completamente a interpretação do texto, pois ao invés de dizer “eu afirmo que hoje estarás comigo no paraíso” o texto diria “eu afirmo hoje, que estarás (algum dia) comigo no paraíso”. Mas acredito que a vírgula aqui é apenas uma matéria-prima para Satanás distrair o leitor do foco central deste relato. Jesus estava prestes a consumar o propósito culminante de seu ministério: Dar a sua vida para libertar o mundo! (João 3.16), e portanto há coisas mais importantes que a vírgula em Lucas 23.38-43, por exemplo:
a) Jesus já está sobre grande sofrimento nas últimas horas de seu ministério como homem: Prisão, chibatadas, interrogatórios, blasfêmias, ferimentos, etc. Mesmo angustiado ele continua seu ministério até seu último suspiro (Mateus 26.39,42; Marcos 14.36; Lucas 22.42).
b) Tres criminosos estavam envolvidos na crucificação de Jesus: Barrabás, que foi libertado pela ingenuidade do povo (Mateus 27.15-26) e os dois ladrões crucificados ao lado de Jesus, ambos tiveram a oportunidade de alcançar a misericórdia de Jesus que estava tão próximos deles, um pela dureza de seu coração blasfemou contra Jesus e o outro por apresentar um coração contrito, recebeu a salvação, pois um espírito quebrantado e um coração compungido o Senhor não despreza, Jesus em seus últimos minutos pedoou até os soldados que o crucificavam (Lucas 23.34,39,43; Salmos 51.17).

O criminoso salvo foi no mesmo dia para o paraíso com Jesus?
Há uma reflexão importante que não podemos desconsiderar: Jesus não foi logo após a crucificação para o paraíso! A narrativa bíblica nos diz que Ele ressuscitou ao terceiro dia e neste entremeio estava pregando aos mortos, e subiu ao céus (paraíso) apenas 40 dias após a sua ressurreição (1Pedro 3.19; Efésios 4.9; Marcos 16.19; Atos 1.3).
A Bíblia revela que após a morte ficamos "dormindo" até o dia de nossa ressurreição:
a) Jesus disse: O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo. Disseram eles: Senhor, se ele está dormindo, isso quer dizer que vai ficar bom! Mas o que Jesus queria dizer era que Lázaro estava morto. Porém eles pensavam que ele estivesse falando do sono natural. (João 11.11-13)
b) Sobre a filha de Jairo, Jesus disse: Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme. E riam-se dele. Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. (Mateus 9.24,25; Marcos 5.38-41; Lucas 8.52-55)
A que paraíso Jesus está se referindo?
Paraíso no texto vem do grego paradeisos. Esta palavra é usada apenas tres vezes no Novo testamento: Lucas 23.43, 2Coríntios 12.4 e Apocalipse 2.7. Segundo o Léxico Grego de Strong, paradeisos pode ser interpretado da seguinte forma:
a) Parte do Hades que os judeus tardios pensavam ser a habitação das almas dos piedosos até a ressurreição: alguns entendiam ser este o paraíso celeste:
 
b) As regiões superiores dos céus. De acordo com os pais da igreja primitiva, o paraíso no qual nossos primeiros pais habitaram antes da queda ainda existe, não sobre a terra ou nos céus, mas acima e além do mundo;
c) Céu, paraíso.
 
Na Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento) a palavra " paraíso" designava um jardim (Gênesis 2.8-10) ou floresta (Neemias 2.8), mas o Novo Testamento refere-se ao lugar de bem-aventurança e de repouso entre a morte e a ressurreição.
Resumindo, o ladrão que recebeu a salvação concedida por Jesus não foi no mesmo dia para o paraíso, ele ficou "dormindo" até a volta de Jesus, conforme 1Tessalonicenses 4.13-18, ou seja, ele foi para "um lugar de repouso entre a morte e a ressurreição" prometida a todos os cristãos.
A grande mensagem de Lucas 23.43 é a possibilidade de arrependimento e salvação para aqueles que reconhecem quem Cristo é e clamam pela sua misericórdia nem que seja em seu último dia de vida. Além do mais, nossa razão é muito pequena para entender um Deus tão grande! (Deuteronômio 29.29a)
Por Márcia Heuko


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