O QUE É PECADO E QUAL SUA ORIGEM?


           
             Para entedermos ao que a Bíblia está se referindo quando usa a palavra “pecado” é importante sabermos o que significa esta palavra nos dois Testamentos:
            1) Pecado no Antigo Testamento significa: Pecar, falhar, perder o rumo, errar, incorrer em culpa, perder o direito, errar o alvo, errar o caminho do correto e do dever, perder o direito;
            2) Pecado no Novo Testamento significa: Não ter parte em, errar o alvo, errar, estar errado, desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro, desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, aquilo que é errado, uma ofença, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação, coletivamente ou individualmente.
            Resumindo: Pecado é desobedecer Aquele que é o Supremo Criador e nosso Senhor violando suas leis em pensamento ou em ação, coletivamente ou individualmente.
            A origem do pecado é descrita em Gênesis 3. Deus    criou o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança”, o que inclui: Puros, sem maldade e sem malícia! Ambos habitavam no Jardim do Éden, e encontravam o Senhor ao entardecer (viração do dia). Deus proibiu Adão e Eva de comer e tocar nos frutos da árvore que ficava bem no centro do Jardim do Éden, chamada “árvore do conhecimento do bem e do mal”, pois isto os levaria a uma morte, que se entende por morte moral e espiritual, pois pecariam contra Deus. Contudo o casal foi seduzido a contrariar esta ordem divina por uma “serpente sagaz”, que parafraseou a ordem usando palavras mal intencionadas, levando Eva a acreditar que Deus queria impedir o casal de ter conhecimento e autonomia, quando na realidade Deus queria protegê-los de conhecer o mal. As palavras bem manipuladas da serpente, convenceram Eva de que ela poderia ser como Deus; então ela e Adão comeram do fruto. Quando Deus costumeiramente vem ao entardecer, Adão e Eva agora sem a ingenuidade anterior tentam se esconder de Deus, temendo sua nudez, pois contrário a antes da malícia, agora eles tem vergonha de estar nus. Ao questioná-los Deus lhes dá a oportunidade de confessar arrependimento, mas o homem culpa a mulher que por sua vez culpa a serpente. Ainda hoje é assim, não buscamos a Deus por vergonha e culpamos Satanás e os outros por nossos pecados, contudo Deus misericordiosamente nos chama até Ele.
            Como disciplina do erro de Adão e Eva e da maldade da serpente, Deus castiga o pecado de cada um deles. A serpente é condenada a ser desprezível e rastejante, temida e evitada por sua influência gnóstica ao casal; haverá uma incessante batalha entre a humanidade e o mal. O pecado da mulher lhe trará como conseqüência dores de parto e seu desejo será voltado para seu marido. Por último Deus castiga o pecado de Adão que foi omisso com a ordem de Deus e conivente com Eva; seu erro torna a terra maldita e o homem agora deve plantar e colher para sustentar-se com o suor de seu trabalho até voltar a ser pó  novamente. A serpente é amaldiço-ada pela ira do Senhor, mas o homem e a mulher não, porém são expulsos do jardim e não encontraram mais o grande Criador na viração do dia. Apesar do pecado, o modo de agir de Deus inclui também o perdão e a promessa de salvação. A serpente com todo seu poder de persuasão e sua força maléfica, engana a mulher e conseqüentemente a humanidade fica afastada de Deus. Neste quadro de julgamento Deus em sua misericórdia nos dá esperança, e diz que através do “Filho do Homem” que nascerá de uma mulher, a humanidade será salva e liberta da morte, e poderá estar novamente diante de Deus.
            ESTUDAR OS SEGUINTES TEXTOS: Gênesis 3; Êxodo 20.18-21 e 34.7, 28; Deuteronômio 5.23-33; 1Timóteo 2.14; Romanos 1.29-32 e 6.23; Mateus 22.34-40; Marcos 7.20-23 e 12.28-34; Lucas 10.25-28; Efésios 4.22-32; João 3.1        

Postagens mais visitadas