POSSO CONFIAR NA BÍBLIA?


INSPIRAÇÃO BÍBLICA

            Toda a Escritura é inspirada por Deus, e portanto é considerada “Sagrada”; o título “Escrituras Sagradas” aparece 144 vezes na Bíblia. Quando Jesus e seus apóstolos usavam a expressão ‘está escrito’, eles referiam-se ao Antigo Testamento, ou “As Escrituras” (Mateus 4.4,7; Lucas 24.27,44), e este termo “está escrito” aparece 126 vezes em toda a Bíblia. Quanto a sua inspiração, a própria Bíblia confirma que:
           
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.
(2Timóteo 3.16).

Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
(2Pedro 1:21).

            As pessoas que escreveram a Bíblia agiram movidos pelo poder divino:
            1- Moisés escreveu todas as palavras do Senhor:  Moisés foi e contou ao povo tudo o que o Senhor tinha dito e todos os mandamentos que ele tinha dado... e escreveu todas as leis de Deus, o Senhor.” (Êxodo 24.34).
            2- O Senhor ordenou ao profeta Isaías que escrevesse num livro a mensagem eterna de Deus:  O Senhor Deus me disse: “Escreva a mensagem numa tábua a fim de que fique registrada para sempre como testemunha eterna contra o povo.” (Isaías 30.8).
            3- O rei Davi confessou:O Espírito do Senhor fala por meio de mim, e a sua mensagem está nos meus lábios.” (2Samuel 23.2).
            4- O apóstolo Paulo disse: Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais...” (1Coríntios 2.13). Paulo também disse: Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.” (Romanos 15.4).
            5- O apóstolo João faz uma advertência: “A Escritura não pode ser anulada” (RC), “A Escritura não pode falhar” (RA) (João 10.35). Escreveu ainda: Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro...” (Apocalipse 22.18-19).
            6- Disse Jesus: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas.” (Mateus 5.18). “Sabemos que as Escrituras Sagradas sempre dizem a verdade” (NTLH). É mais fácil o céu e a terra desaparecerem do que ser tirado um simples acento de qualquer palavra da Lei.” (Lucas 16:17). Jesus recorreu às Escrituras como a autoridade para ele purificar o templo (Marcos 11.17), para conferir a tradição dos fariseus (Mateus 15.3-4) e para resolver divergências doutrinárias (Mateus 22.29). Até mesmo Satanás foi repreendido por Jesus Cristo mediante a autoridade das Escrituras. (Mateus 4.4,7,10).

          FINALIDADE DA BÍBLIA:
            Além das funções que já vimos antes: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça. (2Timóteo 3.16). Temos ainda a ordenança divina: Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” (Josué 1.8). Contudo, a principal função da Bíblia é testemunhar a Glória de Deus, a pecaminosidade do homem e a salvação através de Jesus Cristo, pois Ele esta implícito em toda narrativa bíblica.

            Escute... O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. Portanto amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis... e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” (Deuteronômio.” 6:4-9)
            Ainda há muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.” (João 21.25)


Postagens mais visitadas